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Números alarmantes sobre
acidentes e doenças diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho têm
contribuído para conscientizar as empresas sobre a importância de investir na
Segurança do Trabalho. Relatório divulgado pela Organização Internacional do
Trabalho (OIT) aponta que estas causas são responsáveis pela morte de cinco mil
trabalhadores por dia no mundo.
Somadas à realidade de que
a maioria da força trabalhista mundial não tem à sua disposição segurança
preventiva, serviços médicos, ou até mesmo compensação para acidentes ou
doenças, as estatísticas apontam para um só caminho. A Segurança do Trabalho é
o conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho e as
doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de
trabalho do funcionário.
Para os empresários que
ainda acreditam que investir em Segurança do Trabalho é um gasto desnecessário,
vale a dica de que, sim, ela reflete no bolso do trabalhador, mas também, e
principalmente, no do empregador. Mas quais são os gastos evitados por uma
empresa que aposta neste investimento? Para citar apenas alguns: gastos com
transporte do funcionário acidentado, com afastamentos causados por doenças
ocupacionais, com contratação de mão de obra temporária ou permanente para
ocupar o lugar deixado pelo trabalhador acidentado, com prejuízos materiais e
com indenizações e com ações na justiça trabalhista civil, entre outros.
Além disso, vale ressaltar
que a Segurança do Trabalho possibilita a realização de um trabalho mais
organizado, e, como consequência, ao aumento da produção, já que, em um
ambiente mais agradável e seguro, os funcionários produzirão mais e com melhor
qualidade. Outro benefício é a melhoria no ambiente de trabalho e nas relações
entre patrões e funcionários.
Todo cuidado é pouco para
evitar as doenças, que surgem lentamente e, na maioria das vezes, são difíceis
de serem caracterizadas e registradas. Entre as principais estão: asma
ocupacional, lesão por esforço repetitivo, distúrbios osteomusculares, perda
auditiva induzida por ruído, pneumoconioses e distúrbios relacionados à saúde
mental.
Para ficar de olho na
segurança de toda a equipe, a empresa deve contar com um quadro de Segurança do
Trabalho composto por um time multidisciplinar com Técnico de Segurança do
Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro
do Trabalho, formando o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e
Medicina do Trabalho (SESMT). Os empregados devem formar também a Comissão
Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que tem como objetivo prevenir
acidentes e doenças decorrentes do trabalho, preservando a saúde e a vida do
trabalhador.
A Segurança do Trabalho é
definida por normas regulamentadoras e leis da Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT), que obrigam as empresas a se organizar. Cada segmento
profissional possui suas próprias regras. O Brasil também segue as convenções
Internacionais da Organização Internacional do Trabalho.
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